ASSADO DE MILHO

Destacado

INGREDIENTES

- 5 espigas de milho verde
– 1/2 cebola picada
– 2 dentes de alho amassados
– 2 tomates picados
– 1 colher (sopa)de farinha de trigo
– 1/2 copo de leite (mais ou menos)
– 1 colher (sopa) de margarina
– 2 ovos
– sal

MODO DE PREPARO

Com uma faca, retire os grãos de milho das espigas. Coloque-os em uma panela com um pouco de água e deixe cozinhar. Em outra panela, coloque a cebola, o alho, o tomate e deixe cozinhar. Acrescente uma colher bem cheia de farinha de trigo e deixe cozinhar mais um pouco. Vá colocando aos poucos o leite (quantidade suficiente para que o molho fique pastoso), a margarina, o milho cozido e escorrido e o sal. Deixe ferver, retire do fogo e acrescente os ovos batidos. Despeje num refratário untado, enfeite com rodelas finas de tomate e azeitonas e leve ao forno para assar.

Rendimento: 8 porções.

ARROZ CARRETEIRO DE CASTANHA

INGREDIENTES:

- 1 copode arroz lavado e escorrido.
– 1/2 cenoura grande picada em cubinhos
– 2 dentes de alho amassados
– Cheiro-verde picado
– 12 castanhas do pará raladas ou trituradas no processador.
– 3 colheres (sopa) de óleo
– 1 colher (sopa) de molho japonês (shoyu)
– 2 ovos
– sal

MODO DE PREPARO

Frite o alho em duas colheres de óleo, acrecente o arroz e a cenoura e deixe fritar mais um pouco. Acrescente o tempero verde e o sal. Cubra com água fervente e deixe cozinhar em fogo baixo, até a água secar. Numa vasilha, misture os ovos e as castanhas. Coloque essa mistura numa frigideira já aquecida com uma colher de óleo. À medida que for fritando, misture e aperte com o garfo, formando pedacinhos. Aos poucos, acrescente o molho shoyu e acerte o sal. Depois que os pedacinhos de ovo tiverem absorvido o molho, desligue o fogo e misture ao arroz já pronto. Arrume o arroz em uma travessa e enfeite com cenoura ralada, castanhas e salsa.

Rendimento: 8 porções.

BOLINHOS DE ABÓBORA

Descasque, pique e cozinhe 1/2 Kg de abóbora (mais ou menos); passe-a pela peneira. Acrescente 1 colher das de sopa de manteiga, 1 gema, sal e 2 colheres (de sopa) de queijo ralado; misture bem. Aos poucos vá adicionando farinha de trigo o bastante para dar consistência, isto é, até a massa ficar em ponto de enrolar; forme os bolinhos, enrolando-os na palma das mãos ( bem miudinhos ficarão mais gostosos). Frite-os em óleo bem quente; retire-os com uma espumadeira e ponha-os em papel absorvente, para tirar o excesso de gordura.

SOPA DE ABACATE

Descasque 1 abacate maduro e corte-o ao meio no sentido do comprimento. Retire o caroço. Corte uma das metades em fatias finas, verticalmente. Reserve. Tire a casca. Amasse a outra metade e passe por uma peneira fina para uma soupeira. Respingue com suco de limão ( 1 colher de chá). Junte com 1/2 copinho de iogurte natural, 1/4 de xícara de vinho branco e 1 xícara de caldo de galinha e misture tudo muito bem.
Numa outra tigela, bata 1 xícara de creme de leite ligeiramente. Junte à sopa, misturando cuidadosamente. Tempere com sal, pimenta e molho inglês a gosto e enfeite com as fatias de abacate.
Sirva como entrada com pão torrado.
Rendimento: 4 porções

BOLINHOS DE SOJA

INGREDIENTES
– 1 xícara de resíduo de soja
– 1 Xícara de berinjela cozida e amassada
– 1/3 de xícara de azeitonas picadas
– 3 xícaras de pão velho moído
– 4 tomates
– 1 cebola
– alho, orégano, cheiro-verde, sal a gosto

MODO DE PREPARO
Misturar os ingredientes e colocar na forma às colheradas. Levar ao forno para assar.

ASSADO DE HORTALIÇAS

INGREDIENTES
– 1 xícara de vagem crua picadinha
– 1 xícara de cenoura crua ralada no ralo grosso
– 4 tomates picadinhos
– 1 cebola picadinha
– 1 pires de castanhas raladas
– 2 xícaras de trigo integral grosso
– Sal a gosto
– Alho, orégano, cheiro verde.

MODO DE PREPARO
Misturar os ingredientes e levar para assar em forno quente.
Variação: Suprimir as castanhas e usar amendoim, ou pasta de azeitonas, ou resíduo de soja, ou pasta de sementes de girassol.

ABOBRINHA ENSOPADA

MODO DE PREPARO

Cortar as abobrinhas em fatias finas.

Colocar numa panela com alho e sal. Cozinhar em fogo brando com a panela tampada. Ir acrescentando água às colheradas, assim que for necessário. Ao notar que as abobrinhas já estejam macias (devem estar sem caldo), acrescentar uma colher de farinha de amendoim ou nozes ou castanha-do-pará ou semente de girassol (qualquer oleaginoso)